A importância do treino funcional

Existem muitos treinos e modalidades que vão surgindo ao longo do tempo. Uma das mais recentes é o treino funcional.

Existem diferentes objetivos que podem levar à prática do exercício, desde a perda de peso, ganho de massa muscular ou alívio do stress. Ou simplesmente poderá querer exercitar-se para melhorar a sua saúde e os seus movimentos no dia-a-dia. É aqui que entra o treino funcional.

O que é o treino funcional?

Com origem na medicina desportiva, o treino funcional pretende melhorar a condição física dos praticantes, imitando movimentos reais e quotidianos, como andar, pegar em algo pesado ou levantar-se de uma cadeira. Irá notar uma melhoria na sua performance, passando a realizar as actividades normais do dia-a-dia com mais agilidade, eficiência e independência.

Se já é um desportista mais avançado, fique a saber que o treino funcional também é para si. Poderá ganhar mais força, estabilidade e mobilidade que precisa não só na vida, mas também no desporto. Existem programas específicos de treino funcional para atletas de diferentes modalidades.

O treino funcional assenta principalmente no fortalecimento do core, isto é, na zona abdominal e lombar, e nos movimentos.

Quais são os benefícios do treino funcional?

São muitas as vantagens deste tipo de treino. Destacamos as seguintes:

  • Ganho de força com fortalecimento de toda a musculatura;
  • Melhoria do equilíbrio, flexibilidade e agilidade;
  • Melhoria do condicionamento físico;
  • Maior resistência com redução da sensação de fadiga;
  • Prevenção de lesões musculares;
  • Melhoria no sistema cardiovascular;
  • Emagrecimento com a perda de massa gorda;
  • Melhoria da postura geral;

Estes são benefícios gerais, mas poderá ter um plano personalizado no seu ginásio que o ajudará a atingir alguns mais específicos, num curto espaço de tempo.

Como decorrem os treinos funcionais?

Existem diferentes elementos que são usados neste tipo de treino, como elásticos, cordas, bolas, cones, discos, etc. Poderá até usar apenas o peso do seu próprio corpo. Ao contrário da musculação, o praticante sairá dos movimentos mecânicos e eixos de movimentos definidos e isolados. No treino funcional, todos os grupos musculares são trabalhados como um todo.

O tipo de exercícios possíveis é infindável, o que garante um treino diversificado e sempre estimulante para o corpo e a mente.

Treino funcional é recomendado

O treino funcional ajudará o praticante a melhorar as suas capacidades físicas motoras, independentemente da sua idade ou condição física. Embora alguns exercícios possam ser realizados sem equipamento, é sempre recomendado a presença de um profissional para adaptar o treino às suas necessidades específicas e limites.

Não se esqueça que não basta ir a uma ou duas aulas. É importante que se comprometa com o seu treino, tenha uma bola alimentação e descanse.

Verá que os exercícios que realizará no treino funcional irão ajudá-lo a melhorar a sua mobilidade para que atinja os seus objetivos pessoais com segurança e saúde. Se pretende viver uma longa vida saudável, é importante que comece já a preparar o seu corpo para a caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *